Elaborar o primeiro currículo é uma tarefa muito desafiante para quem ainda não possui habilidades ou uma ampla lista de experiências profissionais.
É claro que mentir está fora de cogitação. Florear demais o documento ou entregá-lo em branco também são alternativas inviáveis.
Como é um documento tão importante, é comum que haja dúvidas sobre quais pontos incluir e destacar.
Por isso, confira dicas de como elaborar o primeiro currículo para se destacar perante outros candidatos e iniciar sua carreira.
Como começar a elaborar o primeiro currículo?
Buscando praticidade para elaborar o primeiro currículo, uma expertise é usar um modelo de currículo para menor aprendiz.
Um modelo pronto proporciona maior agilidade já que o candidato precisa apenas editá-lo e incluir suas informações nos campos específicos. No caso do primeiro emprego, opte por um modelo que tenha formato funcional.
De fato, um currículo terá seu sucesso potencializado se o candidato souber se apresentar e descrever seu perfil de forma atraente.
Inicie pelo básico: as informações pessoais
Um dos componentes que deve estar fácil e acessível aos olhos do recrutador são os dados pessoais do candidato. Por ser uma pequena parte do currículo, a relação de itens deve ser direta.
Nesse sentido, inclua: nome completo, estado civil, endereço, seus contatos e endereços nas redes sociais.
Esse último deve ser acrescentado se o candidato se sentir confortável em expor essa parcela de sua vida. Entretanto, ao incluir suas redes sociais é possível que os recrutadores usem o famoso recrutamento social para chegar e entender mais sobre você.
É claro que o candidato é livre para publicar o que deseja. Porém, tenha atenção redobrada sobre quem pode acessar essas publicações. Algumas posturas podem ser muito mal vistas no processo seletivo.
Por outro lado, ao acessar as redes sociais o recrutador quer ver sua personalidade genuína e sua espontaneidade.
Descreva o objetivo profissional
Todas as pessoas que estão entrando no mercado de trabalho possuem um objetivo traçado que querem alcançar. Entretanto, a questão é como colocá-lo em palavras.
Saber como escrever o objetivo profissional é uma das principais dúvidas dos candidatos. Ao elaborar o primeiro currículo tenha clareza sobre o que deseja e direcione esse objetivo à vaga almejada.
Assim, aproveite para demonstrar seus potenciais produtivos, intenções e motivos que o fazem acreditar que possui o que é preciso para contribuir com aquela empresa.
No documento como um todo, busque ser objetivo e conciso. Nesse sentido, tente descrever, em apenas uma frase, seus propósitos, como a área que quer atuar e quais habilidades deseja desenvolver.
Destaque à sua educação e formação acadêmica
É fundamental, para quem está em busca do primeiro emprego e não tem experiência, dar enfoque nos estudos e habilidades pessoais.
Criar um currículo atrativo vai muito além do que apenas informar as instituições de ensino frequentadas. Esse dado, junto com o grau de escolaridade e o desempenho escolar são itens básicos.
Inicie colocando o nome e localidade da escola, e também, o ano de início e conclusão de curso, caso já tenha concluído. Ou, escreva “cursando” caso o estudo ainda esteja em andamento, informando a possível data de conclusão.
Então, escreva um breve resumo sobre seus estudos, como cursos extracurriculares, participação em estudos de campo ou artigos científicos e de pesquisa.
Palestras e congressos também são bem-vindos, especialmente se forem de temas que possam colaborar com o seu trabalho. Por exemplo, se você fez um curso de vendas online, e a empresa é do comércio, falar sobre essa habilidade pode demonstrar que você vai ajudar a aumentar as vendas.
Essa parcela importante do currículo deve expressar que, mesmo sem experiência, há busca por aprendizado e foco na carreira definida. Caso tenha muitos cursos, crie uma subseção para enriquecer seu currículo.
É recomendado que essa listagem de instituições inicie pela mais recente.
Sem experiência? Enfatize as habilidades!
Há diversos incentivos para as empresas que geram oportunidades para quem não tem experiência. Se esse for o cenário que você se encaixa, não tenha receio em não ter essa seção em seu currículo.
Ao invés de se preocupar com a falta do perfil profissional, foque em suas habilidades e pontos fortes de maneira objetiva e significativa.
Se tem fluência em outros idiomas, pode incluir nessa área. Ou acrescentar sua habilidade de escrever para públicos distintos.
Assim como, se for autodidata em alguma ferramenta, como o Pacote Office, Photoshop, Corel, entre outros.
Adicione também suas habilidades pessoais, como criatividade, organização, relacionamento interpessoal, rapidez de raciocínio, e o que mais considerar importante.
Toda habilidade e expertise deve estar diretamente relacionada à vaga que se quer preencher. Incluir dados irrelevantes pode dar a impressão de enrolação.
Dicas bônus para elaborar o primeiro currículo
Alguns jovens realizam trabalhos voluntários em grupos e organizações sociais, esse e outros pequenos projetos, mesmo que informais, podem ser informados como experiências profissionais.
Recrutadores gostam de visualizar que um jovem profissional aproveitou todas as oportunidades que aparecem para se desenvolver.
Ao elaborar o primeiro currículo escreva informações adicionais como possibilidade de mudanças, horários flexíveis ou viagens.
Para finalizar, evite escrever demais ou ser muito enrolado, é melhor que o currículo seja enxuto e informativo.
Revise o documento e peça que outras pessoas leiam, para garantir que está livre de erros ortográficos. Dê preferência para fontes de fácil leitura e não exagere na formatação, como negrito e cores.
Com essas dicas práticas as chances de elaborar o primeiro currículo de maneira atrativa e com destaque são potencializadas.