Fazer uma correta segmentação de mercado, vai permitir à sua empresa focar bem o esforço de marketing ao público adequado para lhe ajudar a chegar ao exito.
Consiste em seccionar ao mercado alvo em grupos menores que compartam caraterísticas semelhantes, como idade, ingressos, rasgos de personalidade, comportamento, interesses, necessidades e localização.
Isto vai ajudar a otimizar produtos, marketing, publicidade e vendas. Permite que as marcas criem estratégias para diferentes tipos de consumidores, dependendo da maneira em que percebem o valor total de certos produtos e serviços.
Que tipos de segmentação de mercados tem?
- Segmentação geográfica: consiste em criar diferentes grupos de clientes em função dos limites geográficos. A necessidade e interesses dos potenciais clientes variam segundo a sua localização geográfica, clima e região. Ao compreender isto permite determinar aonde vender e publicitar uma marca, como também aonde expandir o negócio.
- Segmentação demográfica: tem que dividir o mercado mediante diferentes variáveis como a idade, gênero, nacionalidade, nível educacional, tamanho da família, trabalho, receitas, etc. Esta segmentação é uma das mais usadas, já que conhece como os clientes usam seus produtos e serviços, e quanto podem chegar a pagar por eles.
- Segmentação psicográfica: é para agrupar ao público alvo se basando no seu comportamento, no seu estilo de vida, nas suas atitudes e interesses. Para poder compreender ao público alvo podem se usar métodos de investigação como enquetes, focus group, entrevistas e estudos de casos vão ajudar na compilação de conclusões exitosas.
- Segmentação comportamental: ela se centra em reações específicas, os comportamentos, padrões e a maneira em que os clientes passam por seus processos de tomada de decisões e compras. As atitudes que o público tem para a sua marca, como usam e o seu conhecimento são exemplos de esta segmentação.
Objetivos e vantagens de uma segmentação de mercados
O produto é um dos objetivos da segmentação, já que vai permitir criar produtos ou serviços exitosos, com caraterísticas adequadas e ajudar na redução de custos. O preço também para que se possa estabelecer um preço adequado aos produtos ou serviços, identificando qual é o público que esta disposto a pagar por eles.
Outro objetivo é a promoção, que ajuda a orientar aos membros de cada segmento e selecionar em diferentes categorias para que se possa dirigir adequadamente as estratégias. O objetivo restante é a praça, para poder decidir a maneira em que se oferece o produto ou serviço a cada grupo de consumidores e que seja aceito por eles.
As vantagens de uma segmentação de mercado são: criar mensagens de marketing mais fortes, encontrar as estratégias de marketing ideais, criar publicidade bem orientada, atrair potenciais clientes, diferenciar a marca com a concorrência, identificar o nicho do mercado, focar os esforços e também poder criar uma conexão forte com o cliente.
A segmentação de mercado é uma estratégia muito efetiva para as companhias, permite saber o que quer o cliente e suas necessidades, permitindo mandar uma mensagem mais clara e exitosa com os consumidores.