O universo dos games é sempre marcado por grandes inovações tecnológicas ao longo dos anos. Da primeira até a última geração, os jogos apresentam características diferentes, responsáveis por marcar não só uma grande evolução no game em si quanto na forma de jogar que conhecemos atualmente. Muito disso é marcado por grandes jogos que foram um divisor de águas tanto para o jogador como para a indústria.
É importante salientar que estamos falando não só de consoles, mas também de games épicos de computador e, mais recentemente, de celular. Até por isso, com os cupons diários da KaBuM!, você tem mais opções para atualizar o seu pc, investir em um novo console ou até mesmo comprar aquele smartphone que tanto deseja. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, os games estão presentes em diversas plataformas.
Super Mario Bros – 1985
Um dos jogos mais clássicos de todos os tempos, o Super Mario Bros foi lançado em 1985 pela Nintendo. No game, Mario e Luigi avançavam os mais diferentes e difíceis níveis da história, em busca de resgatar a Princesa Peach do vilão Bowser.
O design do game, a jogabilidade, assim como a trilha e os efeitos sonoros inesquecíveis, marcaram o Super Mario Bros para sempre. Além de definir o gênero da Nintendo, em seus variados consoles, foi também um dos jogos que mais conquistou público ao longo dos anos.
Sonic – 1991
Assim como em toda indústria, o mundo do games também é marcado por rivalidades. Uma das principais da história foi justamente Mario contra Sonic. Isso porque o Sonic the Hedgehog foi desenvolvido pela Sega para bater de frente com o Mario e lançado oficialmente para o Mega Drive em 1991.
Com jogabilidade semelhante ao Mario, Sonic se caracterizou principalmente pela sua velocidade surreal e por conter fases desafiadoras. Além disso, o ouriço azul tornou-se um dos mascotes mais queridos do mundo dos games.
Street Fighter II – 1991
Street Fighter II é um dos jogos de luta mais icônicos de todos os tempos. Lançado pela Capcom 1991, o game revolucionou o gênero dos jogos de luta, principalmente por sua mecânica e seus gráficos extremamente realistas para a época. Os personagens do jogo e todo o seu enredo são lembrados até os dias atuais como um dos grandes jogos da história.
Tibia – 1997
Lançado no final dos anos noventa, Tibia foi o game que marcou uma geração que teve, pela primeira vez, contato com jogos de computador. Trata-se de um RPG multijogador (MMORPG) desenvolvido pela ClipSoft, sendo um dos mais antigos desse gênero e responsável por criar um nicho no qual os jogadores podem desenvolver seus personagens, conquistar aliados, resolver enigmas e muito mais.
Counter-Strike – 2000
Popularmente conhecido como CS, o Counter-Strike é um jogo de tiro em primeira pessoa, que marcou o mundo dos jogos para PC. Ele foi adquirido pela Valve Corporation e comercializado em 2000, sendo responsável pela massificação dos jogos por rede no início do século e também pela popularização das lan houses no mundo.
Hoje, nos computadores mais potentes, nos principais consoles e nos smartphones mais avançados, muitos jogos de tiro se inspiram na história do CS.
Grand Theft Auto: San Andreas – 2004
Desenvolvido pela Rockstar, o GTA foi uma grande febre em todos os títulos da sua franquia. Em 2004, ano do lançamento do San Andreas, a ideia foi revolucionária, pois trata-se de um título em que os jogadores podiam não só cumprir as missões do jogo como também tinham a opção de explorar o mundo aberto da cidade fictícia de San Andreas.
O GTA foi o grande responsável por esse conceito de mundo aberto em outros games mais atuais. Aliás, Red Dead Redemption e Hogwarts Legacy aderem a esse mesmo conceito. Além disso, 10 anos após o lançamento do GTA 5, a Rockstar enfim, lançará o tão aguardado GTA 6, que promete novamente revolucionar a indústria.
Pokémon GO – 2016
Quando o assunto são os jogos para celular, o Pokémon GO mudou tudo o que conhecíamos. Lançado pela Niantic em parceria com a Nintendo, o game em realidade aumentada virou uma verdadeira febre mundial. Os jogadores podiam rodar pela cidade capturando Pokémons e batalhando pelos ginásios.
É evidente que existem outros games que marcaram gerações e que transformaram não só a maneira como a indústria pensa e produz os jogos, como também a forma dos usuários jogarem e competirem, já que inúmeros games criaram competições nacionais e internacionais para premiar os melhores jogadores.