Avaliar o quanto a sua empresa vale é uma prática importante, especialmente em tempos de crise. Mesmo que você não tenha a intenção imediata de vender o seu negócio, realizar esse processo conhecido como valuation pode trazer inúmeros benefícios para a gestão. Neste artigo, saiba por que este pode ser o momento ideal para avaliar a sua companhia de forma profissional.
Obter clareza sobre a real situação do negócio
Em época de crise, os desafios para os sócios de uma empresa se multiplicam e as condições de mercado podem se deteriorar a ponto de ameaçar a sobrevivência do negócio. Você pode receber ofertas de compra ou até mesmo pensar em se desfazer da empresa.
Recomenda-se fazer o processo de valuation de forma profissional, com a ajuda de um assessor financeiro especializado em fusões e aquisições. Você terá uma visão independente e clara sobre a situação e o valor do negócio perante o mercado, e aconselhamento de um profissional sobre qual a melhor saída para superar os desafios.
Evitar decisões impulsivas que podem custar caro
O pior momento para vender uma empresa é quando ela está passando por uma crise financeira. Por conta do envolvimento emocional com o negócio ou mesmo a influência de seus problemas pessoais na tomada de decisão, recomenda-se que o dono ou sócio da empresa não seja o ator responsável pela negociação da empresa, delegando-a um assessor financeiro experiente e com visão isenta.
Ao fazer a avaliação do valor da sua companhia, o seu assessor financeiro poderá auxiliá-lo a tomar a melhor decisão para o futuro do negócio. Ele poderá, por exemplo, verificar que a oferta que você recebeu está em um valor muito descontado perante os ativos e potencial da sua companhia. Ou mesmo que o potencial comprador não é o mais adequado, seja por motivos reputacionais ou pela forma de operar no mercado.
Ter uma visão nova para fazer a virada do negócio
Não é incomum que, após fazer o valuation de forma profissional, o sócio de uma empresa acabe até mesmo desistindo de vendê-la. O seu assessor financeiro mostrará um panorama atual e diferentes perspectivas para o seu negócio. Ele trará elementos que não costumam ser considerados em uma avaliação feita pelo dono, como riscos que estão ocultos, o valor agregado pela empresa em relação à marca, relações com stakeholders, clientes e fornecedores, o que vai muito além do valor de ativos financeiros.
O seu assessor especializado em fusões e aquisições também recomendará medidas para aprimorar a gestão financeira e estratégica do negócio, para que este possa ter o seu valor de venda elevado. Com essa visão clara e uma vez adotadas as recomendações do assessor para ¨organizar a casa¨, o sócio da empresa poderá concluir que aquele não é o melhor momento para vender a companhia, apostando na melhoria de sua eficiência e potencial de crescimento.
Fazer o valuation de uma empresa requer experiência, além de conhecimento técnico e de mercado, para que o resultado obtido gere insights importantes para os objetivos do seu negócio. Com décadas de experiência, a Capital Invest oferece assessoria em valuation e consultoria em M&A, para empresas nacionais e estrangeiras, contando com atuação em diversos setores e regiões geográficas, e sólido relacionamento com investidores, para que você possa tomar a melhor decisão para o futuro da sua empresa.