Em dezembro de 2021, a Pixbet e o Flamengo fecharam um acordo de patrocínio de dois anos. A casa de apostas concordara em pagar 48 milhões de reais — em quatro pagamentos de 12 milhões de reais cada, o primeiro dos quais imediato — pelo direito ao espaço dos ombros no uniforme das equipes masculina e feminina de futebol do popularíssimo time rubro-negro. O ocupante anterior do espaço, a Sportsbet.io, outra casa de apostas, pagava a metade, 12 milhões de reais anuais.
Receitas de patrocínio do Fla devem ser ainda maiores
Com a aproximação do fim do contrato de patrocínio em dezembro deste ano, o Flamengo e a Pixbet vinham discutindo a renovação do vínculo de patrocínio. Já existe uma proposta definida até para dar um upgrade na relação: a casa de apostas pretende passar a ser patrocinador-máster, aquele que contribui com o maior valor de patrocínio e ocupa o espaço mais nobre na camisa do uniforme. Em troca, ela pagaria, ao longo dos dois anos de duração do novo contrato, R$ 170 milhões de reais, R$ 20 milhões dos quais imediatamente.
O Conselho Deliberativo do Flamengo decidiu realizar uma reunião extraordinária de seus membros em 5 de outubro, na sede social do clube, a Gávea, para pôr em votação a aceitação da proposta. Atualmente, o espaço do patrocínio-máster é ocupado pelo banco BRB, que, em junho, aceitou pagar RS 22 milhões de reais para renovar o contrato até dezembro.
Interessantemente, a aceitação da proposta da Pixbet não é garantida: de acordo com o colunista Rodrigo Mattos, do UOL, há interesse no Flamengo em manter o BRB como patrocinador-máster, desde que as condições sejam consideradas adequadas. O clube e o banco são sócios no banco digital Nação BRB Fla.
Além do rubro-negro carioca, Corinthians e Vasco contam atualmente com algum tipo de patrocínio da casa de apostas Pixbet. O Santos até recentemente contava com patrocínio da casa de apostas, mas decidiu pagar multa rescisória e fechar com a Blaze, outro site de apostas. As casas de apostas têm se destacado no patrocínio dos principais clubes de futebol do país: na Série A do Brasileirão, apenas o Cuiabá não conta com patrocínio de uma empresa do tipo.
Preparação para 2024
O Flamengo, apesar dos grandes patrocínios, teve um ano decepcionante dentro das quatro linhas e encontra-se em meio a um turbulento processo de mudanças. O técnico argentino Jorge Sampaoli teve sua demissão oficialmente anunciada no dia 28 do mês passado. Em caráter interino, ele tem sido substituído por Mário Jorge, técnico da equipe sub-20 rubro-negra. O clube carioca vem negociando com Tite e deseja que ele assuma o mais cedo possível para liderar a preparação para 2024.
O desejo de renovação como forma de recuperar a competitividade provavelmente também afetará o elenco. Artigo de escrito por Fred Gomes, Letícia Marques e Thiago Lima e postado recentemente no site do Globo Esporte (ge.globo) afirma ser provável que quem quer que seja escolhido para substituir Sampaoli vá poder contar com um elenco reforçado.
Segundo o artigo, o presidente Rodrigo Landim revelou a colegas dirigentes que, em seu último ano no cargo, investirá pesadamente em contratações. Seu objetivo é colocar o Flamengo mais uma vez entre os times mais fortes do continente. Em contraste, para este ano, o Flamengo tinha feito apenas 4 contratações: Allan, Gerson, Rossi e Luiz Araújo. Somados, porém, os valores delas chegaram a quase 200 milhões de Reis.
Posições como a lateral esquerda, ocupada por Filipe Luís, cujo contrato aproxima-se do fim, e Ayrton Lucas, cujo desempenho tem sido irregular, e a zaga, na qual são prováveis as saídas de Fabrício Bruno, Léo Pereira e Rodrigo Caio deverão ser focos de atenção quando o Flamengo for às compras.
Recursos financeiros não devem faltar. Além dos patrocínios multimilionários de casas de apostas com bônus e dos direitos de transmissão, o Flamengo conta com o dinheiro das vendas de jogadores. Em 2023, ele conseguiu mais de 200 milhões de reais com as vendas ao futebol inglês de João Gomes e Matheus França, além de mais de 70 milhões de reais com vendas de outros atletas, a maioria dos quais formada no clube.
Novas vendas devem acontecer em 2024: neste ano, já houve propostas de clubes europeus pelos jovens Matheus Cunha, Victor Hugo e Wesley, que vêm se valorizando bastante pela frequente participação nos jogos do Flamengo.
Eleições de 2024 no Flamengo
Não são só os elencos e as comissões técnicas que devem mudar no rubro-negro. Em reação aos resultados desapontadores, a política no Flamengo também vai se rearranjando, e as articulações para as eleições de dirigentes em dezembro do ano que vem já estão a todo o vapor.
Na noite de 2 de outubro, dois ex-presidentes do clube, Marcio Braga, que já foi apoiador de Landim e Eduardo Bandeira de Mello, encontraram-se para tratar da criação de um chapa de oposição ao grupo do atual presidente.
Bandeira de Mello, que, até pouco tempo, negava interesse em voltar à presidência do Flamengo, não só parece ter mudado de ideia como é, atualmente, o mais cotado entre as figuras da oposição para encabeçar sua chapa.