Licença para Aprendizagem de Direção Veicular é um documento fundamento para o processo de obtenção da CNH, garantindo preparação e segurança para futuros condutores
A obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um processo que exige diversas etapas, entre elas o curso prático de direção. Esse curso é obrigatório tanto para a categoria A (moto) como para a categoria B (carro) e deve ter no mínimo 20 horas/aula. Após a conclusão do curso, o candidato deve realizar a prova prática.
Durante as aulas práticas, é obrigatória a presença do instrutor e o candidato deve portar a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), um documento emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em nome do candidato que deseja obter a CNH. Ela deve ser portada obrigatoriamente durante as aulas práticas na autoescola, bem como durante o Exame Prático de Direção Veicular. Além disso, a LADV deve ser apresentada juntamente com um documento de identificação oficial e original.
Conforme a Resolução 789/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a LADV deve conter as seguintes informações:
- Identificação do órgão ou entidade executivo de trânsito expedidor;
- Nome completo, número do documento de identidade, CPF e formulário RENACH do candidato;
- Categoria pretendida;
- Nome do Centro de Formação de Condutores (CFC) responsável pela instrução;
- Prazo de validade.
Quando o candidato tem acesso à LADV?
O Detran emite a LADV em nome do candidato após a aprovação na etapa teórica. Ela é expedida mediante a solicitação do candidato ou do Centro de Formação de Condutores (CFC) ao qual esteja vinculado para a formação prática de direção veicular. A LADV só será aceita quando apresentada no original, acompanhada de documento de identidade, e na Unidade da Federação em que tenha sido expedida.
Consequências de não portar a LADV durante as aulas práticas
É fundamental que o candidato esteja sempre com a LADV em mãos durante as aulas práticas na autoescola. Caso contrário, haverá penalidades, como, por exemplo, a suspensão pelo prazo de seis meses, não podendo fazer as aulas práticas e nem dar continuidade no processo de formação até cumprir a penalidade.
Portanto, é imprescindível que o candidato esteja ciente da importância desse documento e sempre o porte durante as aulas práticas e o exame de direção. O não cumprimento dessa exigência pode acarretar em atrasos e prejuízos no processo de obtenção da CNH.