Confira as dicas de tratamentos e produtos para arrasar na finalização e ter cachos poderosos
Para manter os cachos bonitos, definidos e saudáveis, é preciso cuidado constante, produtos específicos e técnicas para garantir às curvas um visual deslumbrante. Assim, o cronograma capilar precisa estar em dia.
E não se preocupe, você não vai precisar passar horas em salões ou com produtos caros. Diversas marcas têm desenvolvido linhas de tratamento para cabelos cacheados, em que é possível encontrar produtos com desconto em lojas físicas e on-line para deixar os cachos poderosos.
Conheça o seu tipo de cacho
Engana-se quem pensa que cacho é tudo a mesma coisa. Eles podem até ser semelhantes, mas possuem características particulares, que geram diferenças entre eles. As categorias são:
- Tipo 2 (ondulado): tem curvatura suave em forma de S. A variação no grau de ondulação é dividida em 2A, 2B e 2C;
- Tipo 3 (cacheado): são cachos com mais definição. Apresenta a subdivisão: 3A, 3B e 3C — variações entre soltos a bem fechados;
- Tipo 4 (crespo): são aqueles em formato espiralado, divididos em 4A, 4B e 4C.
Use um shampoo menos agressivo
O shampoo influencia diretamente na saúde dos cachos, por isso, ele precisa ser mais suave para não acentuar o ressecamento. Então, dê preferência aos produtos com fórmulas suaves, sem sulfatos e menos agressivos, que vão limpar o cabelo sem remover a oleosidade natural do couro cabeludo.
Além disso, prefira lavar os cabelos em dias alternados, evitando lavá-los todos os dias. Os cabelos cacheados não acumulam oleosidade na raiz, dessa forma, você pode lavar em dias espaçados sem ficar com o aspecto de um cabelo oleoso ou ensebado.
Faça hidratações semanais
Uma característica marcante desse tipo de cabelo são as pontas serem bem secas. Isso ocorre devido ao seu formato em espiral, que atrapalha, impedindo até, a passagem da oleosidade da raiz para o final dos fios, o que confere ao cabelo uma aparência mais seca. Sendo assim, para manter os cachos lindos e brilhosos, é importante hidratá-los toda semana.
O ideal é seguir o cronograma capilar — três dias para três etapas: hidratação, reconstrução e nutrição. Mas se você tem uma semana mais corrida, reserve pelo menos uma ou duas vezes na semana para hidratar os fios durante o banho.
Escolha a finalização que melhor se encaixa no seu tipo de cabelo
A finalização é importante para deixar os cachos definidos. Ela é feita depois da lavagem dos fios com o cabelo úmido e creme de pentear ou leave in para ajudar na formação dos cachos. Existem algumas técnicas e você precisa escolher a que mais se encaixa com o perfil dos seus cachos:
- Fitagem: é feita com a divisão do cabelo embaixo, laterais e nuca. Os fios são separados em pequenas fitas com a ajuda do dedo. Depois da aplicação do produto, os fios são empurrados para cima e são amassados;
- Dedoliss: depois de separar o cabelo nas fitas, é só enrolar a mecha em cada dedo para fazer os cachos, que ficarão mais definidos. Ela é mais demorada e exige paciência;
- Rake and shake: depois que os fios estão separados em fitas, é só pegar a ponta dos fios e balançar o cabelo e amassar os fios para cima em seguida. A técnica deixa o cabelo com mais volume e os cachos soltos;
- Twist: a finalização é realizada usando duas mechas finas de cabelo juntas. Uma trança é feita com duas mechas. Essa torção vai ajudar a deixar os cachos definidos quando o cabelo secar.
Cuidado com o calor excessivo
Evite o calor excessivo que pode prejudicar os cachos, seja por meio de chapinha, seja pela exposição durante banho de mar ou de piscina. Isso pode deixar o cabelo ressecado, lembrando que os fios cacheados têm maior probabilidade de ressecamento.
Por isso, quando for entrar na piscina ou tomar banho de mar, proteja os fios usando produtos sem enxágue e com proteção solar e térmica. Outro cuidado é evitar o uso constante de chapinha, que pode deixar os fios mais frágeis e remover a umidade natural do cabelo.