Investir dinheiro pode ser um pouco assustador de início, principalmente quando você possui poucos recursos financeiros. No entanto, atualmente, o mercado oferece uma série de investimentos seguros e com baixos custos, como é o caso do ETF NASD11 e tantos outros que podem ser encontrados no mercado atualmente.
Neste artigo, você poderá entender um pouco melhor sobre o que é investimento e como desmistificar o processo, trazendo orientações e dicas valiosas para quem quer se inserir nesse meio, mesmo com poucos recursos na própria carteira.
Leia até o final e comece a colocar as dicas em prática. Aproveite as nossas dicas e aprenda agora mesmo como investir com pouco dinheiro!
O mundo dos investimentos é para todos
Qualquer pessoa pode investir, tenha ela pouco ou muito dinheiro. Investir é um ótimo método para construir sua riqueza ao longo do tempo.
Os investimentos podem criar rendimento e crescimento de capital, permitindo que as pessoas acumulem riqueza e cumpram os seus objetivos financeiros. Assim, não precisa se preocupar, abaixo daremos seis dicas para você começar a investir, mesmo tendo pouco capital!
Dicas para investir, mesmo com pouco
Sabendo que qualquer pessoa pode investir, observe essas dicas sobre como começar, mesmo com pouco dinheiro no bolso.
1. Organize suas as finanças
Mesmo com recursos mínimos, o primeiro passo importante para iniciar os investimentos é organizar suas contas. Uma base financeira sólida permite maximizar cada valor investido e, com o tempo, desenvolver uma carteira de investimentos.
Ao fazer um orçamento, você examina suas receitas e despesas. Isso auxilia na identificação de locais onde você pode economizar dinheiro, liberando recursos para investimentos.
2. Tenha metas de curto, médio e longo prazo
Definir metas de curto, médio e longo prazo é uma boa forma de começar a investir com pouco dinheiro. Esses objetivos fornecem a direção e o propósito do seu investimento, permitindo que você tome decisões financeiras inteligentes e permaneça no caminho certo. As metas de curto prazo normalmente abrangem um a três anos.
Definir metas de curto prazo permite reconhecer necessidades imediatas, como economizar para uma viagem, pagar dívidas ou estabelecer um fundo de emergência.
Investir para atingir estes objetivos pode implicar a seleção de veículos de investimento mais conservadores e líquidos, tais como contas de poupança de elevado rendimento ou obrigações de curto prazo.
3. Aprenda sobre liquidez
Quem deseja começar a investir com o mínimo de dinheiro deve primeiro aprender sobre liquidez. A facilidade com que um ativo pode ser adquirido ou vendido no mercado é chamada de liquidez e é fundamental na hora de selecionar investimentos que atendam ao seu perfil financeiro.
Se você possui recursos financeiros limitados, é fundamental selecionar ativos líquidos ou que possam ser rapidamente convertidos em dinheiro. Isso permite que você acesse seu dinheiro sempre que precisar, seja para uma emergência ou para aproveitar oportunidades de investimento.
4. Defina quanto poderá investir mensalmente
Definir um orçamento claro e entender quanto você pode gastar é um passo importante para começar a investir, especialmente se você tiver recursos financeiros limitados. Basicamente, você está priorizando o uso do seu dinheiro, determinando quanto pode gastar. Isso ajuda você a determinar quais despesas são necessárias e quais podem ser reduzidas ou eliminadas. Isso libera capital que pode então ser investido.
5. Tenha lembretes e desenvolva hábitos
Investir é um empreendimento de longo prazo. É fundamental desenvolver a prática de poupar e investir com frequência, mesmo que em pequenas quantias. Ter lembretes regulares ajuda na consistência. Faça depósitos automáticos em sua conta de investimento. Isso torna a poupança e o investimento uma segunda natureza.
Cada contribuição consistente aumenta com o tempo, por menor que ela possa parecer. Defina objetivos financeiros específicos para seus investimentos. Ter lembretes visíveis de seus objetivos ou receber informações regulares sobre eles ajuda você a manter o foco e a motivação.
6. Não espere para começar
No domínio dos investimentos, o tempo é um aliado poderoso. Quanto mais cedo você começar a investir, mais tempo seus ativos terão para aumentar por meio de juros compostos. Começar cedo, mesmo com pequenas quantias, maximiza o seu potencial de ganhos a longo prazo. Começar cedo promove o hábito de poupar e investir.
Essa disciplina financeira é valiosa e está enraizada em seu modo de vida, o que precisa ser levado a sério. A experiência é uma ótima professora. Começar cedo ajuda você a se beneficiar dos altos e baixos do mercado, ao mesmo tempo que aumenta a confiança em suas habilidades de investimento.
A verdade é que não há necessidade de ter um grande patrimônio para começar a investir. Por meio de pequenas ações, é possível aplicar em negócios vantajosos, mas com um valor de mercado um pouco menor. Use essas dicas para alavancar a sua trajetória no mundo dos investimentos.