O mercado de criptoativos continua a crescer e a explorar setores anteriormente pouco explorados, como o mercado imobiliário
É verdade que o mercado de ativos digitais tem crescido de forma avassaladora. À medida que as moedas digitais se tornam cada vez mais populares e aceitas, elas passam a explorar mercados antes pouco explorados, como o setor imobiliário.
Mas afinal, é possível comprar imóveis com criptomoedas?
Sim, é possível comprar imóveis com criptomoedas. Atualmente, já é viável negociar a compra e venda de propriedades utilizando criptomoedas como forma de pagamento, desde que haja pessoas ou empresas interessadas nesse tipo de transação.
A primeira venda de um imóvel com o recebimento por meio de Bitcoin foi registrada em Portugal, em 2022, muito influenciada pelas medidas positivas adotadas no país para o mercado, como a isenção de taxação de fontes estrangeiras por um período de 10 anos, que tem atraído investidores, entre outros fatores. O país europeu tem visto um grande crescimento de corretoras, imobiliárias e construtoras de imóveis que passaram a aceitar criptomoedas como forma de pagamento.
A facilitação do acesso às exchanges de critpmoedas, empresas essas que viabilizam as movimentações com criptomoedas, tem se mostrado um fator primordial para a expansão do mercado. Mas, além disso, há outro motivo por trás da adesão das moedas digitais nas negociações de imóveis: a tecnologia Blockchain.
O que é blockchain?
Blockchain, que em tradução literal significa “cadeia de blocos”, é a tecnologia que viabiliza o funcionamento dos criptoativos. Funciona basicamente como uma espécie de livro-registro, onde todas as transações com determinado ativo ficam registradas em blocos, a cada nova transação um novo bloco é criado. Essas transações não podem ser excluídas ou alteradas, tornando-as praticamente à prova de golpes e fraudes.
A blockchain é uma tecnologia com potencial quase que infinito, e dentre as possibilidades de uso, está a criação de contratos inteligentes e descentralizados, conhecidos como Smart Contracts. No modelo tradicional, o processo de compra de um imóvel é bastante burocrático. Nos contratos inteligentes, ele é bastante facilitado, uma vez que executa regras pré-definidas de forma totalmente automatizada e segura, sem a necessidade de intermediários durante o processo, que ocorre diretamente entre as partes. Além disso, utilizar uma rede descentralizada torna o processo extremamente seguro.
O que esperar do mercado imobiliário com a utilização de criptomoedas?
As negociações de imóveis com pagamentos por meio de criptomoedas devem crescer cada vez mais. Muitos investidores, corretores e empresas já aceitam moedas digitais como forma de pagamento. Além de lucrarem com a venda do imóvel em si, recebem o pagamento através de um ativo que, ano após ano, tem se valorizado e que também representa uma excelente forma de diversificação de investimentos. Inclusive, negociar no mercado digital, como mencionado, é pouco burocrático e muito seguro.