O Brasil sempre contou com um enorme público consumidor de games. Na verdade, o país possui o maior público gamer da América Latina e está entre os Top 10 globais. São mais de 100 milhões de gamers, uma comunidade maior que da Coreia do Sul, Canadá e Reino Unido juntos.
No entanto, o Brasil não é mais apenas um mercado consumidor e começa a ganhar protagonismo também no desenvolvimento de novos jogos. Atualmente, estima-se que existam mais de 1.000 estúdios brasileiros e a produção não pára de crescer. Saiba mais sobre a indústria brasileira dos games neste artigo.
O Boom dos Jogos Online
A indústria dos jogos online está a todo o vapor por aqui. Além da diversão que oferecem, o segredo por trás do sucesso está no amplo acesso a smartphones e à internet. Por aqui, já existem mais smartphones que habitantes e a internet chega a 89% da população. Ou seja, existe um público potencial gigantesco, apenas aguardando para ser conquistado por novas aventuras.
A variedade de títulos disponíveis é enorme, indo de Candy Crush e similares até intrincados jogos de estratégia multiplayer. Ultimamente, os jogos de cassino online também têm feito um enorme sucesso e a busca pelos últimos códigos de bônus sem depósito não pára.
O mercado nacional de desenvolvedores também nunca esteve tão aquecido. O Brasil já é o maior produtor de games da América Latina, com mais de 13 mil profissionais atuando na área e começa a ganhar destaque também no cenário global. No ano passado, o Brasil finalmente entrou no mapa da indústria internacional de games, recebendo o maior evento do mundo no setor, o Gamescom.
Parcerias para Expansão
No âmbito corporativo, existe uma parceria estratégica entre agências governamentais e estúdios desenvolvedores. Por exemplo, neste ano, a Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores e Games) renovou sua parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção à Exportação e Investimentos), com a finalidade de projetar a indústria brasileira no cenário global.
A parceria resultou no Projeto Brazil Games, que além de apoio à promoção comercial, também oferece capacitação profissional. Desde o início da parceria, em 2012, este setor já aumentou suas exportações em mais de 3.500%. Neste ano, a receita pode chegar a R$ 17 bilhões.
Cenário Interno

De qualquer forma, não faltam consumidores dentro do país. A Pesquisa Games Brasil 2024 apontou que 73,9% dos entrevistados jogam algum tipo de jogo eletrônico regularmente, quase 4% a mais do que no ano anterior. Jogos para Android e iOS lideram o mercado, atraindo 48,8% dos entrevistados, muito mais do que computadores ou consoles.
Já a indústria de desenvolvimento de games cresceu 177% desde 2020. Além disso, aumentou também o número de empresas com 5 à 15 anos de mercado, indicando um amadurecimento do setor. O aumento significativo da criação de propriedades intelectuais e alto índice de formalização também mostram uma indústria profissionalizada e competitiva.
Sem dúvida, a visibilidade global crescente tem ajudado os desenvolvedores brasileiros. O setor já tem seu primeiro unicórnio (empresa com valor de mercado acima de USD 1 bilhão): a Wildlife. Já a Aquiris conseguiu apoio da gigante Epic Games. Eventos como o Gamescon LATAM e São Paulo Expo, no ano passado, ajudam a manter o aquecido e em constante contato com o mercado global.
A expansão do mercado dos games está diretamente ligada à expansão da cobertura de internet 5G. Afinal, a maioria dos jogos precisa de internet para funcionar, especialmente os jogos para celular. No ano passado, a implementação da rede entrou em seu estágio final e todos os municípios do país já possuem infraestrutura para liberar o acesso. A rede já chega a 45% dos usuários do país e a cobertura deverá ser total até 2030.