Infelizmente, nem sempre é possível conciliar uma alimentação saudável com o tempo. A correria do dia a dia acaba atrapalhando os planos de muita gente, que fica sem tempo para preparar refeições diversificadas e ricas em nutrientes. Às vezes, a pessoa não tem tempo nem mesmo para preparar algo diferente, repetindo a mesma refeição todos os dias.
Se você tem vontade de repaginar o seu cardápio e variar mais ao longo da semana, saiba que isso é possível. Por exemplo, já considerou guardar algumas refeições no seu freezer para levá-la para o trabalho no dia seguinte? Neste texto, conheça algumas dicas valiosas de como variar a alimentação diária sem abrir mão da qualidade do que consome.
Planeje um cardápio semanal
O principal segredo para criar um cardápio diversificado e sempre saborear refeições diferentes no seu dia a dia é planejar um cardápio semanal. Muitas vezes, é difícil pensar no que comer por causa da correria da rotina, de modo que a pessoa acaba preparando o que é mais fácil e rápido de fazer — e, em muitos casos, não são refeições saudáveis e balanceadas.
Para contornar esse problema, elaborar um cardápio de refeições para toda a semana é uma ótima ideia. Monte esse cardápio pensando em tudo aquilo que você e sua família gostam de comer, para que todos os gostos sejam contemplados. Depois, pense em diferentes refeições que podem ser feitas em cada dia da semana. Para uma alimentação saudável, é interessante que essas refeições tenham um tipo de arroz, um tipo de feijão, uma salada verde, legume cru ou cozido e um tipo de carne. Esses ingredientes não precisam estar em todas as refeições, mas quanto mais eles se repetirem, mais equilibrada será sua alimentação.
Com essa lista definida, você vai facilitar até mesmo as compras no supermercado. Confira quais ingredientes você já tem na despensa e no freezer e complemente com compras, evitando adquirir aquilo que você não pretende preparar tão cedo.
Cozinhe a comida da semana toda
Você deve saber que nem sempre é possível ter o tempo necessário para preparar a refeição do dia ou para o dia seguinte por causa das obrigações diárias. Portanto, já considerou preparar tudo de uma única vez? É um ótimo conselho para conseguir diversificar as refeições.
Apesar de ser uma tarefa trabalhosa, é muito benéfica para organizar melhor a sua rotina. Você pode preparar tudo o que vai comer (com base no cardápio que elaborou), por em potinhos e deixá-los no freezer, retirando-os ao longo da semana. Essas marmitinhas podem ser levadas para o trabalho, garantindo que você sempre terá uma refeição saudável no seu expediente.
Entretanto, tenha atenção ao guardar essas refeições. Espere a comida estar em temperatura ambiente antes de guardá-las no congelador ou na geladeira. As verduras devem ser colocadas sempre na parte inferior da geladeira, para evitar que as baixas temperaturas “queimem” as folhas. Não coloque alimentos crus, ovos cozidos ou maionese para congelar e, caso queira congelar carne pronta, prefira preparações assadas, cozidas ou grelhadas.
Deixe as carnes etiquetadas
Caso não seja possível preparar as refeições da semana de uma vez, não tem problema. É possível deixar o seu tempo na cozinha menor com algumas dicas que aceleram o preparo dos alimentos. O cardápio semanal citado anteriormente é um bom ponto de partida, pois ele servirá de guia do que você deve preparar naquele dia.
Outra dica valiosa é, ao comprar as carnes da semana ou do mês, etiquetar os pacotes antes de colocá-las no freezer, com o nome da carne e a data de validade. Isso permite a rápida identificação do pacote que você tira para descongelar, impedindo que você se confunda ou acabe pegando uma carne que não deseja.