Imagine visitar um recanto de natureza preservada e se conectar com a fauna e a flora. Muita gente tem o ecoturismo como principal forma de viajar e conhecer novos destinos, aproveitando para descobrir lugares incríveis, nos quais a apreciação das belezas naturais é sempre uma prioridade.
Se está na hora de trocar os seus pontos no Tudo Azul, que tal programar para que a sua próxima viagem seja como essa? O Brasil abriga diversos lugares perfeitos para esse tipo de turismo, que podem se transformar em um passeio memorável. Conheça alguns deles no texto a seguir.
Parque Nacional de Jericoacoara (CE)
Esportes radicais? Check! Praias estonteantes? Check! Visão paradisíaca? Check! A vila de Jericoacoara é um recanto dos sonhos para quem quer um lugar que seja tranquilo ao mesmo tempo que radical. Por lá, é possível fazer passeio de bugue pelas dunas, além de ter a oportunidade de praticar esportes como kitesurf e windsurf em meio a águas cristalinas.
Se você não tiver experiência nessa prática, não tem problema. A Praia do Preá tem ventos mais fracos, o que a torna ideal para dar os primeiros passos na área. Já para quem for mais experiente, é possível se aventurar na Lagoa de Jijoca. E que tal “esquiar” na areia? As dunas da região também permitem a prática do sandboard, outra aventura possível no lugar.
Costa do Descobrimento (BA)
Não há como negar que o litoral baiano é um dos mais visados pelos turistas brasileiros. Destinos como Ilhéus, Salvador e Porto Seguro sempre fazem enorme sucesso nos feriados e período de férias. Porém, um lugar realmente especial e perfeito para quem tem planos de fazer uma viagem focada no ecoturismo é conhecer a chamada Costa do Descobrimento.
Ela é composta por oito cidades: Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda, Caraíva, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Guaratinga e Santo André. Essa região tem uma rica bagagem histórica, sendo nela que os primeiros colonizadores portugueses chegaram ao Brasil em 1500. Desde aquela época, eles ficaram impressionados com a beleza natural dessa faixa litorânea – algo que se mantém até hoje.
Com tantos destinos, é possível planejar um roteiro de viagem bastante diverso para conhecer alguns dos principais pontos turísticos da região. O Centro Histórico de Porto Seguro tem relíquias como o Marco do Descobrimento; em Trancoso, os destaques são para as praias do Rio da Barra e da Ponta do Corumbau; já em Caraíva, o Parque Nacional e Histórico Monte Pascoal é uma área de preservação ambiental exuberante, com trilhas e a possibilidade de banhos de rios. E a Costa do Descobrimento tem, ainda, muitas outras surpresas e diversos encantos para fascinar os seus visitantes.
Parque Estadual Ilha do Cardoso (SP)
Imagine um lugar praticamente deserto, com vegetação intocada e água cristalina. Para muitos, isso pode ser a descrição de um local paradisíaco. No entanto, ele existe e está no sul do litoral paulista. A Ilha do Cardoso é um destino digno de cartão-postal, livre do trânsito de carros e com foco total na preservação do meio ambiente.
Tanto que a região é tombada como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, por ser uma reserva da biosfera. Na ilha, a população local vive concentrada em pequenos vilarejos. O visitante pode aproveitar para curtir as praias, como a de Foles, a da Lage e a Foles Pequeno, todas com águas calmas e ideais para a prática de mergulho. Já no Pontal da Praia é possível testemunhar o encontro épico do rio com o oceano, um espetáculo cheio de cores e vida.
Para quem gosta de percorrer trilhas, o destino também é perfeito. Uma delas, partindo da Praia da Lage, conduz o turista até o rio Camboriú, onde estão as Piscinas da Lage, poços com água cristalina e relaxante. Já para quem sai da sede do parque estadual, há trilhas que levam até o Poço das Antas e à Cachoeira do Ipanema.
Lençóis Maranhenses (MA)
Por fim, não tem como falar de ecoturismo sem citar um dos locais mais lindos do Brasil – e perfeito para quem procura uma boa aventura. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses reúne lagoas de água doce em meio às dunas, que formam um cenário paradisíaco e encantador.
O ideal é visitar a região entre maio e agosto, período após as chuvas em que as águas das lagoas estão mais cheias. Além de poder tomar um banho revigorante e passear pelas dunas, o turista ainda conhece um dos ecossistemas mais originais do país. Restingas, praias, rios, mangues, flora e fauna de três biomas brasileiros (Cerrado, Caatinga e Amazônia) misturam-se e formam uma paisagem deslumbrante. Isso sem contar a possibilidade de desbravar as dunas com os bugues, passeio perfeito para os que procuram adrenalina.